Início

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Música

Sendo o único país da América do Sul onde a maioria dos habitantes fala o idioma da origem nativa, sua música é totalmente de origem européia.

Entre os séculos XVII e XVIII, os jesuítas notaram que os guaranis sentiam afinidade musical, e em sua missões os nativos se interiorizavam na música européia.

Os instrumentos mais populares são o harpa e a viola. A harpa paraguaia teve muita difusão e é conhecida em muitos países do mundo.

Seus gêneros são a canção paraguaia, ou purajhei e a guarânia, caracterizada por uma canção lenta desenvolvida por José Asunción Flores.

Para a dança existem umas vivas polcas e polcas galopadas. A polca é uma dança de casais, enquanto as galopas são dançadas por um grupo de mulheres chamadas galoperas que giram formando um círculo, balançando-se de um lado a outro um cântaro ou um vaso em suas mãos, a polca galopada mais famosa é a galopera.

Outra variante é a dança da garrafa, onde a principal bailarina dança até com 10 garrafas na cabeça uma sobre outra. Também estão os valseados, uma versão local das valsas, como por exemplo El Chopí, Santa Fe, Taguató, Golondrina, etc.

Um dos mais conhecidos expoentes da música paraguaia foi Luis Alberto del Paraná, quem realizou vários tours pela Europa e o resto do mundo por mais de 30 anos.

O Conservatório Nacional de Música oferece 27 matérias, aos alunos de diversas especialidades musicais que vão desenvolvendo ao longo de 7 e 10 anos de estudos, culminando sua carreira segundo o instrumento eleito como ser: instrumentos clássicos em general, canto e instrumento popular. Conta com várias agrupações orquestales acadêmicas como: A Orquestra Sinfônica Acadêmica Nacional, Banda Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica da Cidade de Asunción, Orquestra Folclórica José A. Flores, Camerata Lara Bareiro, Orquestra de Jazz, Orquestra Sinfônica Infantil e coro de meninos, Coro Polifônico.

Uma das conquistas mais importantes é a criação da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), com rubro diferente, é uma agrupação que se desembrulha dentro da instituição. Seus integrantes foram admitidos através de uma audição internacional, com participação de 270 postulantes de todo o país, concurso onde os alunos sobressalentes do Conservatório Nacional de Música se impuseram com uma maioria do 70% dos 112 postos da orquestra; uma das orquestras mais numerosas da América do Sul.

O avanço conseguido nos últimos 7 anos é extraordinário, se poderia dizer que com a concretização deste projeto, gradualmente se vai mudada a história da música no Paraguai. No ano 2005 se solidifica ainda mais o Conservatório Nacional de Música com a criação da filial de Itaugua, uma nova dependência com um rubro aparte concedido pelo Parlamento no orçamento geral da nação, esta nova dependência com 200 alunos se adota a mesma disciplina, o programa e o sistema de ensino. Convergem ali alunos de diferentes cidades do país como: San Bernardino, Paraguarí, Pirayú, Itá, San Lorenzo, Carapeguá, Piribebuy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário