Início

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Solos, Clima e Hidrografia

Clima do Paraguai

O país está divido pelo rio Paraguai em duas regiões naturais: a oriental e a ocidental ou Chaco Boreal.

HIDROGRAFIA E COSTAS

Os rios principais do país, além do Paraguai e o Paraná são: Pilcomayo, Aquidabán, Jejuí Guazú, Aguaray Guazú e São Carlos. Os lagos Ypoá, Ypacaraí e Verá são as principais massas de águas interiores.

Os rios do Paraguai, bastantes úteis nos projetos hidroelétricos, são também recursos naturais destacados devido a seus caudais.

SOLOS

A riqueza básica do Paraguai são seus férteis solos e bosques. O país conta com poucos recursos minerais, sendo os mais importantes os depósitos de caliza, ferro, argila e magnésio.

CLIMA

O clima do Paraguai é subtropical. Na cidade de Assunção, localizada no extremo ocidental da Região Oriental, a temperatura alcança uma média de 17ºC no mês de julho e de 26ºC em janeiro. No Gran Chaco e em outros pontos da Região Ocidental as temperaturas podem chegar a alcançar os 37,8ºC.

As chuvas apresentam uma média de 1.200 mm na zona de Assunção, cerca de 815 mm no Gran Chaco e 1.552 mm na Região Oriental. No Gran Chaco também se produzem fortes tormentas durante o verão, enquanto os invernos são secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário